jueves, 18 de mayo de 2006

Turquía e Israel vencen en Portocartoon

Ya se han fallado los premios del festival de humor gráfico VIII PortoCartoon-World, que este año creó el premio especial VINHO DO PORTO.

En la imagen vemos la viñeta del vencedor, el turco Gumus. Todos los premiados e hallan en este vínculo. Sigue un texto, en portugués, que describe la obra de los principales ganadores:

 

"Cartunista Turco vence VIII PortoCartoon

 O cartunista turco Musa Gümüs foi o vencedor do Grande Prémio do VIII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

O segundo prémio foi atribuído a Fero “Bubino” Kudlac, da Eslovénia e o terceiro a Ludo Goderis da Bélgica. Os dois primeiros são relativos ao tema “Desertificação e Degradação da Terra”.

O trabalho vencedor, que reuniu o consenso geral do júri, retrata um esquimó a abrir uma janela no gelo, ficando surpreendido com a imagem da seca na Terra.

O júri internacional do VIII PortoCartoon foi presidido pelo cartunista francês Georges Wolinski, e integrou ainda o Arqto Siza Vieira; Marlene Pohle, Presidente da FECO; Xaquin Marin, director do Museo de Humor de Fene (Galiza); Roberto Merino, cineasta chileno; Rui Santos, da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri a atribuir ainda 12 Menções Honrosas a 10 artistas de 8 países.

 

“Grau de Excelência”

 Durante a Conferência de Imprensa de apresentação dos vencedores, os elementos do júri foram consensuais na ideia de que esta edição reforça o grau de excelência do festival, com mais trabalhos e mais cartunistas, mas sobretudo “com uma qualidade incrível”.

Wolinski chamou a atenção dos presentes para o facto d “a arte da nossa época ser o desenho de imprensa”. Marlene Pohle também se referiu ao desenho de imprensa como sendo “o meio mais directo e a forma … de denunciar…instituições, politicas e problemas sociais”.

 

“A Desertificação e a Degradação da Terra” foi o tema escolhido para o VIII PortoCartoon-World Festival, em sintonia com a ONU que declarou 2006 como Ano Internacional da Desertificação, sublinhando que nas últimas décadas têm vindo a degradar-se as condições de vida e que o nosso planeta se encontra ameaçado por múltiplas violações ao equilíbrio terrestre.

O certame deste ano recebeu a concurso 1360 trabalhos, de cerca de 400 cartunistas, provenientes de 50 países. O Brasil foi o país mais participativo com mais de 200 trabalhos, seguido da Turquia e da Roménia.

Com a escolha deste tema, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do festival, pretendeu que cartunistas em todo o mundo reflectissem com humor sobre este drama que vai afectando a qualidade de vida de milhões de cidadãos.

Os vencedores do VIII PortoCartoon receberão os troféus, os prémios monetários e garrafas de vinho do Porto, durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, no final de Junho.

 

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando cerca de 2000 artistas de 30 países.

 

Organizado anualmente, o PortoCartoon foi lançado em 1999, presidido pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, e todos os anos recebe milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa.

Ao longo das suas oito edições, o festival já recebeu a participação de mais de 3000 cartunistas dos cinco continentes.

 

 

Prémio Especial Vinho do Porto

 A organização do PortoCartoon decidiu criar, este ano, o Prémio Especial Vinho do Porto para assinalar os 250 anos do maior “embaixador” português.

A convocatória para o prémio especial foi lançada a cartunistas de todo o mundo tendo sido recebido a concurso uma centena de desenhos.

Yuri Ochakovsky, de Israel arrecadou o primeiro prémio, seguido de Pedro Méndez Suárez, de Cuba. O terceiro prémio ex-aequo foi para Heino Partanen, da Finlândia e Sait Munzur, da Turquia. Foram ainda atribuídas 4 Menções Honrosas.

 

 

Siza Vieira desenhou novo Troféu do PortoCartoon

 O arquitecto Álvaro Siza Vieira, membro do júri internacional do PortoCartoon, é o autor do novo troféu do certame.

O protótipo foi apresentado durante a Conferência de Imprensa de apresentação dos vencedores e para o director do PortoCartoon, Luís Humberto Marcos, a criação do novo troféu ”reforça a posição de destaque que o PortoCartoon tem internacionalmente”…

Siza Vieira concebeu uma ponte por esta ser …“uma das características da cidade do Porto”…

A peça vai ser feita em diferentes metais: prata dourada para o primeiro prémio, prata e alpaca para os restantes premiados. As menções honrosas receberão um troféu de bronze."

 

Informó: Carla Magalhães       Fuente: Museu Nacional da Imprensa

 

No hay comentarios: